Página do Projecto RCAAP (Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal)

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Notícias | RCAAP - Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal

Política de Depósito da Universidade do Algarve

Segunda, 12 Março 2012 10:36
sapientia O repositório da Universidade do Algarve (UAlg), SAPIENTIA, viu a sua política de depósito aprovada pelo Despacho RT.020/2012. O Reitor, Professor João Guerreiro, consignou que os docentes e investigadores da UAlg terão de depositar no SAPIENTIA as publicações e documentos resultantes da sua atividade científica, de que sejam autores ou co-autores, para disponibilização em acesso livre. A definição da política de depósito de documentos é determinante para o crescimento deste repositório institucional, que se espera, venha a dar um contributo significativo na divulgação da produção científica da Universidade. Esta medida inscreve-se ainda no quadro do apoio institucional que as universidades portuguesas têm manifestado para com o open access, enquanto movimento facilitador da comunicação científica.

Relatório de Estado da Arte em Preservação Digital

Terça, 14 Fevereiro 2012 17:05

 Já se encontra disponível o relatório de estado da arte em preservação digital desenvolvido no âmbito do projeto RCAAP. Este estudo aborda os aspetos gerais da preservação digital, alguns projetos e ferramentas relevantes e termina com algumas orientações para as instituições adoptarem políticas de preservação nos seus repositórios.

Disponível em: http://projecto.rcaap.pt/index.php/lang-pt/consultar-recursos-de-apoio/remository?func=fileinfo&id=351

Call 7 - Repositórios para SARI

Segunda, 29 Agosto 2011 13:29

Informam-se todas as instituições do sistema científico e de ensino superior nacional que, de 29 de Agosto a 19 de Setembro de 2011, se encontra aberta a sétima CALL para apresentação de candidaturas para a criação de repositório institucional em regime de SARI (Serviço de Alojamento de Repositórios Institucionais) do projecto RCAAP (Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal).

O SARI destina-se a ser utilizado, gratuitamente, por qualquer das instituições do sistema científico e do ensino superior para alojamento do seu repositório com individualização de identidade corporativa própria. O SARI oferece o conjunto de serviços associados ao alojamento dos repositórios, como a gestão e manutenção da infra-estrutura (equipamentos e aplicações necessárias ao funcionamento do repositório), garantindo a sua disponibilidade e funcionalidade para as instituições, cópias de segurança dos conteúdos depositados nos repositórios, serviço de apoio (helpdesk) à utilização da infra-estrutura, etc.

A operação e manutenção da infra-estrutura é da responsabilidade da equipa do projecto RCAAP. Mas a operação e gestão de cada repositório é da responsabilidade da instituição a que está associado. Nesse sentido, no processo de adesão ao serviço SARI para além de apoio à configuração inicial, as instituições recebem também formação básica para gestores e administradores de repositórios.

As instituições que estejam interessadas em alojar os seus repositórios institucionais no serviço SARI deverão, até ao dia 19 de Setembro de 2011, comunicar esse interesse enviando uma mensagem de correio electrónico para o endereço info @ rcaap.pt, com os seguintes elementos:
1 – Nome da instituição;
2 – Breve caracterização da instituição - 1 a 2 páginas com informação relevante sobre a instituição, nomeadamente: número de docentes/investigadores, dimensão aproximada da produção científica em 2010 – nº de artigos em revistas, nº de teses e dissertações, nº de comunicações em conferências, etc. -, número de artigos indexados em cada um dos três anos anteriores à candidatura nas bases referenciais Wok e no Scopus, principais áreas científicas, existência de repositório(s) ou sistema(s) de informação semelhantes na instituição, e quaisquer outros elementos considerados importantes;
3 – Identificação e contactos do responsável institucional pelo projecto de alojamento

Da análise das manifestações de interesse resultará a selecção de 2 (duas) candidaturas para passarem a integrar o serviço SARI.
Serão considerados dois critérios de elegibilidade:

1) o histórico de produção
2) o número de documentos disponíveis para depósito.

O primeiro critério determina que a instituição candidata tenha X ou mais artigos indexados numa base referencial de referência (Scopus ou Wok) num dos três anos que antecedem a candidatura.

O segundo critério requer que as instituições candidatas cumpram com os valores mínimos de documentos para constituição do SARI. Para o efeito são fornecidas duas alternativas: a) a instituição possuiu Z documentos para depósito imediato;
b) a instituição depositou Y documentos no repositório comum ou num repositório local nos últimos 12 (doze) meses.

Os valores de referência para X, Z e Y são, respectivamente 25, 500 e 200.

Em síntese são considerados critérios essenciais os seguintes:
1. Histórico de produção: média > X artigos/ano (indexados em fontes de referência)
2. Valores mínimos (threshold):
a) Z documentos disponíveis para depósito (SARI imediato);
b) Y documentos em RI (local ou comum) em 12 meses; ou

A candidatura é considerada elegível se se verificar o critério 1 e ainda se se cumprir um das alíneas do critério 2.

No processo de selecção serão ainda considerados factores como a tipologia, dimensão e localização geográfica procurando-se garantir alguma diversidade nas instituições seleccionadas.
Os resultados serão comunicados a todas as instituições que apresentem manifestações de interesse. As instituições que não sejam seleccionadas nesta fase ficarão desde já numa bolsa de candidatos que integrará a próxima fase de manifestações de interesse, para a selecção de mais instituições, que previsivelmente ocorrerá durante o próximo semestre.
Para qualquer informação ou esclarecimento adicional deverão contactar o projecto RCAAP através do endereço info @ rcaap.pt.

Novidades do Portal RCAAP já disponíveis

Quinta, 04 Agosto 2011 23:41

Alterações e novos desenvolvimentos técnicos no Portal RCAAP já disponíveis

O Portal RCAAP apresenta-se agora renovado com novas especificações técnicas e funcionalidades e a integração de mais repositórios. Estes desenvolvimentos técnicos resultam dos processos de melhoria contínua do portal, do redimensionamento resultante da inclusão do projeto OASIS Brasil e da agregação do texto integral dos documentos, apresentando-se assim uma plataforma mais robusta e com um volume maior de dados pesquisáveis.

Alterações efectuadas

Depois de vários estudos e hipóteses para melhorar a performance do Portal decidiu-se adicionar um sistema específico para indexação e pesquisa em texto integral. A solução escolhida para análise e implementação foi o Apache Solr (http://lucene.apache.org/solr). O facto de ser um projeto Apache garante-lhe um elevado nível confiança/fiabilidade assim como as várias instalações “worldwide” e as várias funcionalidades relacionadas com pesquisa em texto integral. As funcionalidades principais são: pesquisa em texto integral, contagens baseadas na pesquisa (i.e. “faceted search”), cluster dinâmico de instâncias do Solr, módulos de integração com base de dados, escalável, entre outros. 

Para manter o aspecto e as funcionalidades existentes no Portal RCAAP e usufruir de um novo sistema de indexação, foi usada a biblioteca Apace SolrJ (http://wiki.apache.org/solr/Solrj) para o interface comunicar diretamente com o motor de pesquisa.

Validação integrada

Outra novidade para os gestores de repositórios é a integração do validador RCAAP (http://validador.rcaap.pt) no Portal RCAAP. Desta forma, todos os novos registos agregados diariamente pelo Portal RCAAP serão validados e os eventuais erros identificados serão enviados automaticamente para o email do gestor do repositório. Esta funcionalidade permitirá que os gestores de repositórios possam corrigir os problemas dos registos assim que são integrados no Portal RCAAP.

Performance

O tempo de resposta do novo motor de pesquisa (Solr) é marcadamente menor do que o anterior (Mysql).

Gráfico 1

 

Alargamento do Prazo de Submissões à 2ª Conf. Luso-Brasileira para 15 de Agosto

Sexta, 29 Julho 2011 15:11

A todos os interessados,

O prazo para a submissão de comunicações e posters para a 2ª Conferência Luso-Brasileira sobre Acesso Aberto foi adiado até ao dia 15 de Agosto.

Acesso ao Website da Conferência