Página do Projecto RCAAP (Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal)

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: menu principal (tecla de atalho 1); menu de acções RCAAP (tecla de atalho 2) e conteúdo principal (tecla de atalho 3).

Gerir uma Revista - gerir Repositório / Revista | RCAAP - Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal

Como gerir uma revista

  • PDF
  • E-mail

O processo de publicação científica assenta em três momentos distintos para o qual a equipa editorial deve focar os seus esforços:

1 - Submissão

Na primeira fase, devem ser fornecidas todas as informações necessárias para que os autores possam de forma informada, submeter os trabalhos, quer ao nível dos tópicos da revista, formato, tipologias de documentos (secções), etc... Ou seja, é fundamental que as "Instruções aos autores" estejam claras e bem identificadas na revista. Por outro lado, é importante também definir à partida quais as políticas associadas à revista no que diz respeito aos direitos de autor e processos de revisão. Nesta fase da submissão de trabalhos deve ainda ser considerada a verificação dos trabalhos submetidos antes de serem enviados para a próxima fase de revisão. 

2 - Revisão 

Os trabalhos só passam à fase de revisão quando foram verificados todos os aspetos relativos à estrutura (utilização do modelo da revista, formato das referências bibliográficas, etc...). Após esse processo, o editor selecciona os revisores que têm perfil para avaliar o trabalho e é definido um prazo para que os revisores analisem e submetam os seus comentários, quer para o autor, quer para o editor. Cada um dos revisores indica a sua opinião sobre aquele trabalho em particular. Com base nessas opiniões, caberá ao editor decidir sobre se o trabalho é aceite ou recusado, ou se aceite com alterações identificadas, quer pelos revisores, quer pelo editor. A partir do momento em que um trabalho é aceite, convém que o autor guarde essa versão para eventual depósito no seu repositório institucional caso não seja elegível a versão final da revista.

3 - Publicação 

Depois da avaliação científica e da aceitação do trabalho, entra-se na última fase do processo que pode ter várias etapas. Por um lado pode haver lugar a uma revisão de estilo do texto para ir ao encontro de uma leitura mais fácil ou de uma linha editorial da revista. Depois desse processo entra-se na parte de criar a versão do trabalho para disponibilizar publicamente, geralmente é o processo de conversão do documento do WORD para um PDF que será disponibilizado na revista. Geralmente desenvolvido por um editor gráfico, este trabalho é depois revisto na sua versão final, ou seja, o conteúdo com o design aplicado. Se esse resultado for validado, está pronto para ser disponibilizado num número da revista e o processo termina. 

 

Recursos Humanos 

Com base na dimensão da revista, esta pode ter uma equipa com um conjunto maior ou menor de elementos ao nível da sua gestão: 

  • Editor - pessoa responsável pela política editorial da revista e tem com papel a seleção dos revisores e a decisão editorial final quanto aos trabalhos.
  • Editor de Secção - desempenha o papel do editor mas está afeto a uma secção em particular da revista de forma a distribuir o esforço.
  • Revisor - pessoa responsável pela revisão dos trabalhos que lhe são atribuídos.
  • Secretariado - responsáveis pela informação geral da revista (instruções, informações, etc...) e desempenham um papel fundamental no apoio ao editor para que todo o processo de publicação científica seja desempenhado. 
  • Autor- pessoa responsável pela elaboração do trabalho e submissão à revista que deve cumprir com os requisitos que cada revista define.

 

Competências 

Com os desafios atuais, a gestão de uma revista eletrónica implica um conjunto mais alargado de competências. Podemos considerar como novas competências a capacidade da equipa em manusear serviços eletrónicos (como o Open Journal System), conhecimentos sobre os processos de indexação da revista, quer os formais como a PubmedScielo Portugal, quer os informais através dos motores de pesquisa como o Google Scholar ou Academic Search da Microsoft. Por outro lado, as competências de comunicação através das redes sociais (FacebookGoogle PlusTwitterReddit) e em particular serviços relacionados com publicação científica como o MendeleyResearch GateAcademia ou CiteuLike.

 

Missão 

As revistas científicas cumprem com os seus objetivos quando:

  • Disseminam as suas publicações
  • Dão visibilidade dos avanços científicos
  • Contribuem para a propriedade intelectual 
  • São um meio de preservação da produção científica
É de grande pertinência que a sua própria existência seja divulgada junto da comunidade, contribuindo para o enriquecimento de conteúdos, assim como para a utilização da plataforma.