Página do Projecto RCAAP (Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal)

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: menu principal (tecla de atalho 1); menu de acções RCAAP (tecla de atalho 2) e conteúdo principal (tecla de atalho 3).

Registo de Repositórios - criar Repositório / Revista | RCAAP - Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal

Registar o seu Repositório

  • PDF
  • E-mail

Depois de criado um repositório, é importante proceder ao seu registo junto das principais entidades de registo. Essas entidades podem fornecer serviços de diretório ou serviços de agregação através de portais internacionais.

Algumas das principais entidades de registo são:

ROAR – Registry of Open Access Repositories

http://roar.eprints.org/

O ROAR é um diretório internacional de repositórios de acesso aberto gerido pela Universidade de Southampton. Cada perfil de repositório inclui estatísticas de crescimento e número total de registos assim como os formatos usados. É usado o endereço OAI-PMH para compilar a informação.

OpenDOAR – Directory of Open Access Repositories

http://www.opendoar.org/

O OpenDOAR é um diretório de repositórios de acesso aberto de âmbito académico gerido pelo projeto SHERPA da Universidade de Nottingham. Para que seja registado um repositório o mesmo deve conter registos com texto integral e estar acessível sem qualquer tipo de restrição. O repositório está sujeito a validações manuais além de outras automatizadas. As suas funcionalidades, comportam a obtenção de listas de repositórios, a pesquisa do registo dos repositórios e do respetivo conteúdo.

OpenAIRE

http://www.openaire.eu/

O OpenAIRE tem como objetivo apoiar a implementação do Open Access na Europa. Fornece os meios para promover e realizar a adoção generalizada da política de Open Access, conforme estabelecido nas orientações para o Open Access do Conselho Científico do ERC e no projeto-piloto Open Access da Comissão Europeia. O registo dos repositórios neste projeto tem como base o serviço ROAR, pelo que é neste serviço que deverá registar e atualizar toda a informação do seu repositório.

OAIster

http://www.oaister.org/

O OAIster é um serviço de pesquisa baseado no protocolo OAI-PMH que não abrange apenas repositórios de acesso aberto. O Google Scholar utiliza esta lista de repositórios para definir as fontes de informação em acesso aberto.

Outros

Repository 66

http://maps.repository66.org/

Este serviço é um mashup de informação que utiliza os dados do ROAR e do OpenDOAR baseando-se no Google Maps para criar um mapa interativo dos repositórios.

ROARMAP - Registry of Open Access Repository Material Archiving Policies

http://www.eprints.org/openaccess/policysignup/

Este serviço serve para registar a política ou mandato da sua instituição, associada ao seu repositório. Permite monitorizar a adoção de políticas associadas aos repositórios de acesso aberto.

Instâncias Dspace

http://registry.duraspace.org/registry/dspace

No caso de o seu repositório utilizar o DSpace, pode registar a sua instalação no sítio web do DSpace. Apenas contém informação básica sobre o repositório e serve apenas para monitorizar as instalações da aplicação DSpace.

Openarchives.org  - Registered Data Providers

http://www.openarchives.org/Register/BrowseSites

Este serviço regista fontes de informação baseadas no protocolo OAI-PMH. Ao registar o seu repositório permite-lhe efetuar uma validação da sua interface OAI.

DOAJ - Directory of Open Access Journals

http://www.doaj.org/

Este diretório serve apenas para registar revistas de Acesso Aberto. Permite a pesquisa de revistas e em alguns casos, do seu conteúdo.