Página do Projecto RCAAP (Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal)

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: menu principal (tecla de atalho 1); menu de acções RCAAP (tecla de atalho 2) e conteúdo principal (tecla de atalho 3).

Criar uma Revista - criar Repositório / Revista | RCAAP - Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal

Como criar uma Revista

  • PDF
  • E-mail

A constituição de uma revista científica é relativamente fácil, contudo exige grande dedicação da equipa editorial para fazer face aos desafios. Um dos primeiros passos é definir a forma como a revista vai estar disponível online, e nesse caso deve usar-se uma plataforma de gestão de revistas como o OJS (Open Journal Systems) para poderem ter, entre outras funcionalidades, um interface OAI-PMH que permite a integração dos conteúdos da revista com outros sistemas como o Portal RCAAP.

Após esta questão técnica, os requisitos relativos aos metadados devem cumprir com um conjunto básico de aspetos descritos no documento "Condições de Agregação de Recursos no Portal RCAAP". Neste contexto, foi criado um tutorial para facilitar o cumprimento dessas condições especificamente para a plataforma OJS.

A utilização de plataformas eletrónicas de gestão de revistas é hoje em dia a forma mais fácil e barata de divulgar a produção científica de um grupo de interesse. Usando sistemas próprios como o OJS tem garantidas um conjunto de funcionalidades orientadas e adaptadas ao processo de publicação científica, principalmente na componente de interoperabilidade com outros sistemas e serviços.

Como forma de integrar no portfólio de serviços a componente de revistas científicas, o projeto RCAAP desenvolveu o serviço SARC (Serviço de Alojamento de Revistas Científicas) que disponibiliza uma plataforma de revistas com o sistema OJS, cabendo ao editor e à sua equipa gerir apenas o processo editorial sem se preocupar com aspetos técnicos. A integração neste serviço está sujeita a períodos de candidatura, requisitos de eligibilidade e critérios de seleção.

Caso tenha requisitos próprios, pode alojar a sua própria revista, sempre que possível recorrendo a plataformas orientadas ao processo de publicação científica.

Integração no Portal RCAAP 

Após a criação da revista e a sua parametrização, é importante divulgar os seus conteúdos, sendo o Portal RCAAP um bom começo! 

A integração de uma Revista Científica no portal RCAAP pode ocorrer de duas formas:

1) Através da revista alojada no Serviço de Alojamento de Revistas Científicas (SARC) - disponibilizado pelo projeto RCAAP. 

2) Adoção de uma plataforma própria que cumpra com os requisitos técnicos ou através da utilização de um sistema de gestão de revistas OJS (Open Journal Systems).

Em qualquer dos casos, para que a revista esteja integrada no Portal RCAAP, será necessário validar a sua conformidade através do validador RCAAP que se baseia nas "Condições de Agregação de Recursos no Portal RCAAP".

 

Registos

Sherpa – Romeo

Registe a política de auto-arquivo associada à sua revista no Sherpa / Romeo para que os autores e gestores de repositórios saibam exatamente o que podem depositar no repositório. Pode utilizar diretametne um formulário onde indica especificamente cada informação, facilitando até a forma como cria a sua política para divulgar na revista:

 

DOAJ

Registe a sua revista no DOAJ - Directory of Open Access Journals (http://doaj.org/) para que possa integrar automaticamente outros serviços e divulgar a produção científica da sua revista. Pode também usar este diretório para identificar outras revistas da sua área.

Registe já a sua revista!