Página do Projecto RCAAP (Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal)

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: menu principal (tecla de atalho 1); menu de acções RCAAP (tecla de atalho 2) e conteúdo principal (tecla de atalho 3).

Criar Repositório/Revista - criar Repositório / Revista | RCAAP - Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal

Criar Repositório/Revista

  • PDF
  • E-mail
 

Criação de um Repositório e/ou Revista de Dados de Investigação  

 

Existem vários cenários possíveis, para a criação de um repositório por parte de uma Instituição.

 

- Criação de um repositório local de dados

Consiste na instalação, configuração e operação de um repositório com meios e em infraestruturas próprias. Neste caso, terá de ser feito um levantamento de requisitos e selecionado um software específico para a gestão do repositório. O trabalho publicado por Amorim e co-autores apresenta um estudo comparativo acerca das vantagens e desvantagens de diferentes softwares. Também o RCAAP publicou recentemente um estudo acerca do trabalho CKAN [ref?]. 

 

- Usar serviço já existentes disponíveis

Em alternativa à criação de um serviço de dados próprio, as instituições podem também recorrer a serviços já existentes. Deixamos aqui uma breve descrição de dois desses serviços, sendo a utilização base dos mesmos livre de custos. 

Zenodo: é um repositório generalista, associado ao projeto OpenAIRE, pioneiro no acesso aberto e no movimento de dados abertos na Europa. Este projeto foi liderado pela Comissão Europeia que suportou o início de uma política de dados a nível europeu. O CERN, enquanto parceiro do OpenAIRE suporta o repositório Zenodo em termos de infraestrutura, assegurando a capacidade de armazenamento e a preservação digital dos dados depositados.

Figshare: é um repositório generalista parte do grupo empresarial Digital Science, uma empresa do grupo Macmillan Publishers. Figshare é um repositório online onde os institutos de investigação e investigadores podem preservar e publicar todo o tipo de conteúdos resultantes do processo de investigação. O seu uso é grátis e o depósito de dados inteiramente da responsabilidade do utilizador. Este repositório está integrado com variadas revistas científicas, o que não só aumenta significativamente a qualidade dos dados, como facilita o processo de revisão por pares, enquanto garante a preservação dos respetivos dados.

Outros repositórios poderão ser encontrados no diretório de repositórios de dados de investigação re3data.