Página do Projecto RCAAP (Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal)

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: menu principal (tecla de atalho 1); menu de acções RCAAP (tecla de atalho 2) e conteúdo principal (tecla de atalho 3).

News | RCAAP - Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal

Guidelines OpenAIRE para Repositórios de Literatura Científica e Académica v4.0. Tudo o que importa saber

As guidelines têm como principal objetivo orientar os Repositórios de Literatura Científica e Académica a expor ao OpenAIRE as publicações em acesso aberto, acesso restrito e acesso embargado, bem como informações alusivas a financiamentos, quando aplicável.

Estas orientações foram desenvolvidas ao longo do tempo, estando nesta fase estáveis e alinhadas com a nova Política de Aquisição de Conteúdo do OpenAIRE.

O que é que as guidelines 4.0 vieram trazer de novo?

  • Um perfil e esquema de aplicação baseados no Dublin Core e no DataCite, incluindo um novo prefixo OAI “oai_openaire”, que não requer um OAI-set específico;
  • Suporta vários esquemas de identificadores para autores, organizações, financiadores e trabalhos académicos relacionados;
  • Introduz vocabulários controlados definidos pelo COAR (Confederação de Repositórios de Acesso Aberto), para os tipos de documentos, acesso e versionamento de documentos;
  • Conformidade com a política de agregação de conteúdos do OpenAIRE.

Impacto na “vida” de um repositório institucional

A implementação das guidelines do OpenAIRE permitiu que os autores cumprissem com os requisitos do Acesso Aberto da UE e, eventualmente, com os requisitos de outros financiadores nacionais ou internacionais. Por outro lado, decorrente desta integração, também é possível realizar trabalho de curadoria de metadados utilizando os serviços fornecidos pelo Portal OpenAIRE, nomeadamente o OpenAIRE Catch-all Notification Broker Service.

Guidelines OpenAIRE 4.0 no RCAAP

  • Implementado

- Criação de formulários de depósito adaptados ao contexto nacional que serão implementados gradualmente nos repositórios

- Exposição da informação no formato oai_openaire no OAI-PMH dos repositórios SARI

- Alterações no Portal RCAAP para agregar o esquema de metadados OpenAIRE;

  • Em fase de implementação de melhorias

- Alinhamento e definição de mapeamentos com o CIÊNCIAVITAE;

- Submissão para Repositórios a partir do CIÊNCIAVITAE;

  • Em curso

- Participação no Working Group Dspace 7 para inclusão nativa das diretrizes OpenAIRE 4.

Novidades nos SARIs: Transformação do prefixo dos projetos em campos distintos

  • Formulário de Depósito (autores)

- Introdução de ID’s de autores

- Implementação de taxonomias COAR

Estas taxonomias incluem novos tipos de documento com estrutura hierárquica, uma taxonomia para diversas versões de documentos e alterações nos tipos de acesso aos trabalhos.

  • Apresentação do esquema oai_openaire no OAI-PMH

Onde saber mais?

Veja ou reveja o webinar sobre estas guidelines e o texto completo das mesmas.

Trabalho Futuro

Serão delineadas novas condições de agregação para o Portal RCAAP, documentação de apoio sobre as alterações e respetivos mapeamentos de informação assim como informação técnica para implementação das diretrizes no contexto de repositórios com a plataforma DSpace.