Página do Projecto RCAAP (Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal)

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: menu principal (tecla de atalho 1); menu de acções RCAAP (tecla de atalho 2) e conteúdo principal (tecla de atalho 3).

News | RCAAP - Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal

Portal RCAAP - Novas Funcionalidades

O projeto RCAAP disponibilizou no final de 2018 uma nova versão do Portal de Pesquisa RCAAP (http://www.rcaap.pt). Este agregador de recursos científicos a nível nacional iniciou um processo de reformulação, para já maioritariamente interna, baseada nos desenvolvimentos conjuntos com a iniciativa La Referencia, uma rede de repositórios da América Latina composta por 9 países.

Uma vez que ambos os projetos desenvolvem os mesmos processos de agregação e partilham as mesmas necessidades, foi encetada uma estreita colaboração nos desenvolvimentos de funcionalidades para o software de agregação.

De destacar para já:

  • Processo de agregação dos recursos (repositórios e revistas) com suporte a diferentes esquemas de metadados,
  • Introdução do Open Graph Protocol
  • Adoção de diretrizes com relatórios de validação
  • Vocabulários COAR

Agregação de Múltiplos esquemas de Metadados

Para suportar o desenvolvimento de serviços integrados é necessário possuir informação pormenorizada e devidamente organizada. Neste sentido, o novo Portal RCAAP permite a agregação de novos esquemas de metadados através do procotolo OAI-PMH, tais como o XOAI ou oai_openaire, além do esquema básico oai_dc.

Este processo obrigou à definição de um modelo de dados genérico do Portal RCAAP para suportar mapeamentos entre os vários tipos de recursos (revistas e repositórios), e os diferentes esquemas de metadados usados na agregação (oai_dc; xoai; oai_openaire;....).

Espera-se que gradualmente todos os recursos venham a suportar a exposição e consequente agregação de esquemas de metadados mais pormenorizados e específicos como o especificado nas novas Diretrizes OpenAIRE 4.0 para publicações (oai_openaire).

Open Graph Protocol

Para poder melhorar a imagem da informação partilhada nas redes sociais, a adoção do OGP (Open Graph Protocol), permite a construção automática de informação para partilha por exemplo no Facebook de um link do Portal RCAAP, incluindo automaticamente o título do trabalho e uma imagem do Portal.

Relatórios de Validação com base em Diretrizes Internacionais

O Portal RCAAP implementa desde o início as condições de agregação necessárias para que os recursos científicos possam ser integrados. Para analisar o cumprimentos das diretrizes foram adotadas duas formas de validação:

  • Automaticamente ao agregar no Portal RCAAP
  • A pedido no serviço do Validador RCAAP

Neste novo contexto, o processo de agregação implementa transformações de informação e consequente validação com base nessas condições de agregação. Para já os relatórios de validação dos recursos são ainda internos mas está previsto virem a ser disponibilizados aos gestores dos repositórios e revistas.

Este relatório permite a visualização do cumprimento de cada regra, obrigatório ou facultativa, assim como a identificação de cada registo e filtragem por tipologia de erros.

Um dos próximos passos será a adoção das diretrizes OpenAIRE 4.0 no contexto do Portal RCAAP!

Vocabulários COAR

As novas diretrizes OpenAIRE 4.0 adotam novos vocabulários controlados do COAR ao nível da tipologia de documentos, versões e tipo de acesso.

No contexto do Portal RCAAP, são já suportados estes vocabulários, quer no processo de agregação, quer na exposição pública. Deste modo, ao efetuar uma pesquisa avançada, poderá já filtrar por tipologias de documento de acordo com os vocabulários COAR.

Documentos de Referência para Guidelines:

RCAAP - http://projeto.rcaap.pt/index.php/lang-en/consultar-recursos-de-apoio/remository?func=fileinfo&id=364 (inclui as diretrizes DRIVER)
OpenAIRE 2 - https://zenodo.org/record/59208#.WeoNF9enGUk
OpenAIRE 3 - https://guidelines.openaire.eu/en/latest/literature/index.html
OpenAIRE 4 - http://openaire-guidelines-for-literature-repository-managers.readthedocs.io/en/latest/
OpenAIRE CRIS - https://guidelines.openaire.eu/en/latest/cris/index.html
OpenAIRE Data - https://guidelines.openaire.eu/en/latest/data/index.html