Processo de Auto-Arquivo

Ícone iDevice Descrever 1

 


 

No primeiro passo do processo de auto-arquivo de documentos são pedidas algumas informações que vão condicionar o formulário de depósito nos seguintes passos.

Caso se verifique uma ou várias situações, por favor, active a opção que se aplica:

Depois de avaliar esta questão, clique em "Próximo".

 


Ícone iDevice Descrever 2

 


 

Inicialmente é pedido que descreva o item que está a depositar. A informação que introduzir nesta secção constituirá um registo de "metadados" que permitirá pesquisar e encontrar os seus documentos utilizando motores de pesquisa. Quanto mais rico for este registo de "metadados", mais fácil será encontrar o(s) seu(s) documento(s). Assim, preencha todos os campos aplicáveis ao seu documento.

No primeiro passo, o autor e o título do registo são itens obrigatórios. Depois de inserir os dados necessários, clique em seguinte para continuar para o segundo passo, ou Cancelar/Guardar para registar as alterações e sair do processo de depósito.

 


Ícone iDevice Descrever 3

 


 

No segundo passo, pode usar as duas caixas para inserir palavras-chave e caso necessite, clique em "Adicionar mais" para poder adicionar mais palavras-chave.

  Preencha o resto das informações pedidas, caso se aplique e clique em "Próximo".


Ícone iDevice Carregar

 


 

Depois de preencher os formulários com os metadados, passa-se para o processo de envio de documento, através do passo "Carregar".

Clique no botão escolher e seleccione um documento no seu computador. Depois, clique em "Próximo" para proceder ao envio do documento. Apresentar-se-á uma nova página a confirmar o envio e possibilitando a alteração, tanto do ficheiro que enviou como do seu formato. Confirme por favor se esta informação está correcta.

Nota: Pode enviar qualquer tipo/formato de ficheiro.


Ícone iDevice Verificar

 


 

O próximo passo consiste na verificação de toda a informação registada nos formulários de depósito. Verifique se está tudo conforme, caso contrário, use os botões "Corrigir" para editar, adicionar ou eliminar informação sobre o registo.


Ícone iDevice Licença

 


 

Finalmente, é pedido para aceitar a licença de distribuição não-exclusiva, antes do seu documento poder aparecer no Repositório. Por favor, leia a licença atentamente. Caso pretenda algum esclarecimento contacte o administrador do repositório.

Depois de aceitar a licença de distribuição não-exclusiva será apresentada uma página indicando que o seu depósito está completo.

 


Ícone iDevice Completo

 


 

Agora que o seu documento já foi introduzido no Repositório com sucesso, irá passar pelo processo (workflow) definido para a colecção na qual foi depositado.

Algumas colecções estão configuradas para que o processo de depósito passe por fases de edição e revisão, enquanto outras podem aceitar o depósito de documentos de imediato. Receberá uma notificação, através de correio electrónico, quando o seu documento passar a integrar a colecção, ou se existir algum problema com o seu depósito.

Para obter mais informações sobre os procedimentos de uma colecção em particular, pode entrar em contacto directo com o responsável (coordenador) da comunidade a que pertence. Também pode verificar o estado do seu depósito no menu "Área Pessoal".

 


Ícone iDevice Handles - Identificadores Persistentes

Assim que o seu documento se tornar parte do Repositório é-lhe atribuído um URL persistente. Isto significa que, ao contrário da maior parte dos URL's, este identificador não terá que sofrer alterações quando o sistema migrar para novo equipamento (hardware), ou mesmo quando se verificarem alterações no sistema. Receberá o URL persistente através de correio electrónico. Permite manter a integridade do identificador de modo a que possa utilizá-lo em segurança, para fazer referência ao seu documento em citações em publicações e outras comunicações. Os URL's persistentes são registados com o sistema Handle System, um sistema para atribuir, administrar e resolver identificadores persistentes, mais conhecidos como "Handles" , para documentos digitais e outros recursos na Internet. O sistema "Handle System" é administrado pela Corporation for National Research Initiatives (CNRI), que realiza, apoia e promove investigações de interesse do público.

 


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