Antes do Auto-Arquivo

Ícone iDevice Passos para o Depósito

O processo de depósito tem por norma vários passos até à disponibilização pública do documento. Antes de iniciar esse processo, convém que saiba o que é necessário para poder iniciar o processo de depósito de documentos. Aqui ficam algumas notas...

 


Ícone iDevice Entrar no Repositório

Quando aceder a uma área do Repositório em que seja necessário autorização, o sistema irá solicitar que introduza o seu endereço de correio electrónico e uma senha de acesso.

Para obter a senha de acesso é necessário efectuar um registo. Qualquer pessoa pode registar-se para se tornar utente do sistema, no entanto, algumas funções são restritas, tais como o depósito de conteúdos que requer uma autorização da comunidade.

Antes de utilizar o Repositório pela primeira vez para auto arquivar terá de se registar. Para isso deve seleccionar qualquer uma das opções no menu "Entrar" e seguir o apontador "Utilizador novo? Clique aqui para se registar". Em seguida vai ser necessário introduzir o seu endereço do correio electrónico. Depois de introduzido, receberá um email de confirmação com uma ligação a uma página onde deverá inserir uma password à sua escolha.

A sua senha de acesso (password) deve ser digitada exactamente conforme a introduziu originalmente. O sistema é sensível a maiúsculas e minúsculas. Em seguida pressione o botão "Entrar" para continuar.


Ícone iDevice Interromper o processo de depósito

Em qualquer ponto no processo de depósito pode suspendê-lo e conservar o seu trabalho seleccionando a opção "Cancelar/Gravar" localizada no fundo da página.



Os dados que já foram submetidos serão armazenados até que volte ao processo de depósito. Será avisado através da página "Área Pessoal" que tem um processo de depósito pendente. Se sair acidentalmente de um processo de depósito, pode sempre retomá-lo através da página "Área Pessoal" . Pode ainda cancelar o seu depósito a qualquer momento.


Ícone iDevice Seleccionar Colecção para Depósito
Se iniciar o processo de Auto-Arquivo a partir da secção "Área Pessoal", ser-lhe-á pedido para seleccionar a colecção onde pretende inserir o seu trabalho. Só terá acesso às colecções onde tem permissões para depositar. O Administrador do Repositório pode depositar em qualquer colecção.

Caso tenha iniciado o processo de Auto-Arquivo a partir da secção "Percorrer", este passo não será apresentado pois já seleccionou a colecção onde pretende inserir o seu trabalho.

Ícone iDevice Navegação no processo de depósito

O depósito é constituído por um conjunto de passos que descrevemos de seguida e pode ser gerido visualmente através do seguinte exemplo:

Este menu será alterado conforme o seu progresso no processo de auto-arquivo.

Neste exemplo apresentado, os dois primeiros itens já foram iniciados, assim como o item carregar, verifciar e Licença. Neste preciso momento encontra-se na terceira página do "Descrever" e ainda não chegou ao último passo, pois este está a cinzento.

 


Formação de Administradores | Repositório de Acesso Aberto de Portugal
Promotores